Total de visualizações de página

sábado, fevereiro 18

RITUAL DE PASSAGEM DAS MULHERES DA INFÂNCIA A ADOLESCÊNCIA


   A roça com alimentos próprio da cultura hoje em dia, é pouca, mas ainda sim existe. O ritual acontece no primeiro dia em que a menina tem sua primeira menstruação; Ela é fechada dentro de casa até o final do ciclo menstrual, e até todo esse tempo só é vista e cuidada pela mãe, pela avó e tias. A avó e tias ficam fazendo seus enfeites para o último dia da festa, enquanto o avô e os tios vão caçar e pescar para que tenha comida suficiente para oferecer aos convidados, e ser servida para a moça.
  A avó em casa prepara a comida, como: peixe, batatas, beiju, milho, calují  e entre outros alimentos que vai ser servida para a moça e oferecida para os convidados que vem para a festa. Os convidados são os parentes da mesma aldeia e também os que moram em outra aldeia.
  Quando a família chega, todo(a)s vão se pintar com a mesma “tinta” que a moça foi pintada e comer da mesma comida que foi à servida, e outros alimentos eles(a) dividem entre si para levar para sua casa.  
  As tias cortam o cabelo da moça e também cortam os seus, e fazem um topete. São ensinados para as novas moças, de como será sua responsabilidade, aconselhando como assumir a vida adulta, ter casa, filhos e aprender  a fazer os artesanatos da cultura Karajá favorecendo para o resgate da cultura e respeito de suas tradições. 

Autor, Mairu Hakuwi Kuady

9 comentários:

  1. achei muito interessante este texto, sobre o ritual de passagem indigena das mulheres da infancia e a adolecencia.
    pois é sobre isso que estou estudando no colegio.
    e essa mulher que escreveu, escreveu muito bem.

    um abraço

    ResponderExcluir
  2. As bonecas são confeccionadas por crianças ou por adultos e meninas que já se tornaram moças? Como é a infância da criança Karajá (meninos e meninas) atualmente? Qual a diferença mais marcante com relação as brincadeiras das crianças hoje e o tempo em que as terras não eram demarcadas?Há muita diferença nas brincadeiras dos meninos e das meninas?

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ler sobre os índios Karajás. Como se chamam as mulheres? quais são os nomes mais comuns das mulheres Karajás? obrigada. Silvane Maria

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Olá Vilmara Oliveira. O Grupo étnico dos Karajá que se denominam Iny Mahadu, pertence ao Grupo Jê, Macro-Jê especificamente!
      Abraço!

      Excluir
    2. Olá Vilmara Oliveira. O Grupo étnico dos Karajá que se denominam Iny Mahadu, pertence ao Grupo Jê, Macro-Jê especificamente!
      Abraço!

      Excluir
  5. Essa cultura maravilhosa não pode morrer. Felizmente está próximo o fim de um governo que despreza os povos indígenas. Todos somos brasileiros.

    ResponderExcluir