Total de visualizações de página

quarta-feira, abril 25

19 de Abril Dia Do Índio


  Hoje vivemos num mundo onde há pessoas individualistas, pois convivemos com fatos do Dia-a-Dia  que ocorrem ao decorrer desses tempos. Ouvindo más e boas notícias. Apesar disso, comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio, esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas. Neste dia do ano, ocorrem vários eventos, dedicados especialmente à valorização da cultura indígena.
 
  Todos os anos são realizadas apresentações na escola da aldeia. Sendo assim, é organizado pela direção da escola, e, pelo Cacique da Comunidade, essa da comemorativa é também, lembrado em escolas das cidades. Cada Aldeia  faz programações diferentes das outras. 

  São realizadas apresentações com participação de toda a comunidade da Aldeia, é... as apresentações se tratam da valorização da cultura indígena Karajá, pois esse é o foco principal.

  Digo apresentações, nisto inclui: apresentações de danças karajá, artesanatos, pinturas coporais e muitas outras coisas. Depois das apresentações a Direção da Escola convida os alunos da escola, e as comunidades para degustarem as deliciosas "Gulosemas" que são servida para os participantes.

 

A confraternização desta data tão importante para nós, todos os povos indígenas do Brasil, independentemente de cada tribo diferente, é muito importante e especial. Pois afinal somos a Raiz da terra, lutando pelo nossos direitos e deveres, lutando não pelo reconhecimento, mas sim pelo respeito de todos.


3 comentários:

  1. sou professora e conheci a etnia carajá por meio de livros didáticos. lutem sim pelos seus direitos de reconhecimento e Preservem sua individualidade,afinal um povo sem cultura é um povo dominado.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Vivi! Isso é verdade! Por meio deste blog tento mostrar a cultura do meu povo Karajá! abçs D/Mairu Kuady

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amigo ....
    fico super feliz ao ver que a raiz da cultura é viva em ti...
    Antes tinha uma visão super pequena em ralação a cultura e estilo de vida e a grandiosidade que os nativos possuem...Apos o projeto que fizemos em São Domingos aprendi não só a respeita-los...aprendi a amar e muito esse povo tao belo, digo e assino em baixo que tao bondade , pureza e garra juntas que vocês possuem jamais havia visto antes em ninguem.... abraços ate breve em Luciara...

    ResponderExcluir